Amigos do blog

domingo, 18 de agosto de 2013

Sopa de banana verde com acém

Eu ganhei uma penca de banana caturra verde e estava até pensando em deixar que amadurecesse mas... ao me levantar essa manhã e dar de cara com um tempinho chuvoso e frio não podia deixar passar a oportunidade neh; afinal dia frio combina com sopa de banana. (ô saudade das que minha avózinha fazia).

Pra incrementar, usei acém bem cozidinho (quase derretendo). Ficou tão gostosa que raspamos até a panela.

Se quiser experimentar é só correr pra cozinha porque a receita vem logo abaixo. É suuuper fácil de fazer!
Sopa de banana com acém

12 bananas caturras verde
500g de acém picado em cubos
alho
cubo de caldo de carne
pimenta malagueta moída
limão

Tempere o acém com alho e limão. Deixe apurar por uns 15 minutos. Depois coloque óleo numa panela de pressão e doure a carne. Como ela solta água, coloque só mais um pouquinho pro caldo, 2 cubos de caldo de carne, tampe a panela e cozinhe por 30 minutos. Fique bem atento pra água não secar e queimar a carne. Depois de cozida ela fica tão macia que desfia toda.

Descasque e corte as bananas em rodelas finas. Coloque óleo numa panela, frite o alho, refogue a banana por 2 minutos. Despeje água até tampar a banana. Verifique o sal (coloque o tempero que mais gostar), a pimenta e deixe cozinhar por uns 20 minutos, sempre mexendo. Se necessário complete com mais água até que a banana comece a desmanchar e o caldo engrosse.

Você pode incorporar a carne direto na panela de sopa ou só colocar no seu prato. Aqui em casa misturo no prato porque marido não é muito fã de sopa de banana, aí ele usa a carne dele com arroz, pãozinho ou do jeito que ele quiser.

Sirva bem quentinho!!!!!

Faz aí e depois me conte aí o que achou desse prato mineirinho!!!


ATUALIZANDO o post:

Atendendo a pedidos, resolvi postar uma foto da banana caturra, que também é conhecida como banana d'água. Tem tanta qualidade de banana que a gente pode até se confundir neh!?!
Essa banana aqui em Minas é encontrada em qualquer mercado, feira e até mesmo em quintais. Eu sou APAIXONADA com essa fruta. Que por sinal faz muito bem pra saúde. Quando está verde, nós comemos em sopas ou fritas como "chips", já ela madura, comemos pura, em salada de fruta, batida com leite, em bolos, pães, em farofas, etc.
Quer saber um pouco mais sobre bananas? Clique aqui.

;)

9 comentários:

Sílvia disse... [Responder]

Olá precisa.
Nossa nunca provei sopa de banana, mas como tudo com essa fruta é gostoso imagino que seja uma maravilha, adorei sua visita e sim a máquina de wafle é uma maravilha, se for prá fazer mesmo aqui em casa é uma festa, estou te seguindo.
Uma ótima semana para você
Bjs.
Silvia.

Trilhamarupiara disse... [Responder]

Oiiii, bom como eu sou Mireira achei o máximo, não conheço nenhuma receita parecida, usando bananas verdes, que interessante! Vou experimentar qualquer dia! Ficou com uma cara ótima, adoreo sopas! Abraçosss

Daniela Charleaux disse... [Responder]

Não conhecia essa receita, mas pela foto parece ser muito bom *00*

Rosaria Amorim disse... [Responder]

Pry vc tinha que ter colocado a foto desta banana, minha mãe fala muito desta banana caturra e eu não sei que banana é essa, e eu também não sabia que servia para fazer comida assim, vou procurar mas acho que por aqui não existe essa banana, a não ser que tenha outro nome aqui no Rio. Parece que ficou uma delicia a sua sopa. Um bjão

Rosaria Amorim disse... [Responder]

PRY eu não sabia que era a banana d'água,esta eu conheço, quando eu era pequena minha mãe falava sempre nesta banana caturra, mas eu morava no Espirito Santo porque eu nasci aqui no Rio, fomos pra lá e depois quando eu tinha seis anos de idade voltamos para o Rio, e aqui o nome desta banana é banana d'água, acho que poucos que moram aqui conhecem o nome desta banana caturra e nem sabem que é a mesma que temos aqui. Uma pergunta, não fica com cica? BJK e muito obrigada por sua explicação.

Luiza Mallmann disse... [Responder]

ADORO banana. Desde criancinha! E a caturra é minha preferida. Mas nunca fiz sopa com ela. Uma novidade pra mim... vou testar!

Beijão,

Luiza Mallmann
Decorar Sustentável

Márcia Costa. disse... [Responder]

Nossa, que diferente, nunca tomei sopa de bananas. Mas gosto de bananas de várias maneiras, como doces, fritas, cozidas, a vitamina, etc Obrigada pela visita lá no blog e volte sempre que desejar.
Bjs no coração

Fabiana Simone Torres Tardochi disse... [Responder]

Nunca imaginei sopa de bananas!
Mas gosto de coisas diferentes e fiquei com vontade, pq a combinação de ingredientes é ótima.
Um dia eu testo :)

Um beijo

Carmen Ferreira disse... [Responder]

Oi Prycila
Eu acho que deve ficar bem deliciosa essa sopa, embora nunca tinha ouvido falar! amo banana d'agua!
Você deveria participar do concurso que a Kátia Bonfadini está fazendo de sopas e cremes no blog dela. Esta receita vai fazer sucesso!

Bjos querida
Blog Pesquei na Net

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...