sábado, 15 de dezembro de 2012

Conheça TIMOTEO/MG - meu lar _ parte1

Eu gosto muito da cidade onde moro, e por isso resolvi fazer umas postagens mostrando um pouco dela. 
Alameda 31 de Outubro - Centro Norte

Não nasci aqui, mas adotei TIMÓTEO como cidade pra criar raízes; mas antes disso acontecer, morei em várias cidades, algumas que nem me lembro mais como são. 


Área comercial - Centro Norte

Eu vim pra cá, há uns 10 anos, na pilha do meu marido (que na época era meu namorado). A família dele é daqui e ele tinha começado a trabalhar na usina APERAM (que se chamava ACESITA). 

Eu vim conhecer a cidade e gostei pra caramba. Arrumei um emprego, encontrei uma república e fui estudar no CEFET, fiz o curso técnico de informática industrial. 

Passado um tempo, nos casamos e daqui eu não quis mais sair. Virei timotense de carteirinha.


CEFET - Vale Verde
Timóteo fica localizada no interior de Minas Gerais, na região do Vale do Aço. Estamos a cerca de 220 km da capital mineira. A cidade tem por volta de 82.000 habitantes e foi emancipada a município em 29 de Abril de 1964. 


Usina
As atividades básicas da economia de Timóteo são a Indústria Siderúrgica (Aperam South America, antiga ACESITA) especializada em aço inox, o Comércio e Outros Serviços.



Ciclovia
Timóteo tem o título de Capital do Inox por ser um centro fornecedor de produtos e serviços a partir do aço inoxidável.


Casa da Memória
A cidade possue uma Casa da Memória (estabelecida em um de seus mais antigos casarões) que funciona como um museu da cultura. Lá encontramos documentos, fotografias, obras de arte, coleções cientificas, objetos antigos, etc. Grande parte da história está registrada lá.


Fundação Aperam/Acesita
Em Timóteo também está situada a Fundação Aperam South America, que é um centro de
desenvolvimento socioeducacional, ambiental e econômico. No prédio funciona museu da empresa, área de exposição, teatro, salas para cursos e oficinas, bem como jardins e um grande bosque onde são realizados eventos variados, como o Festival Arte Viva.


Feira do Timirim
Todas as 5ªfeiras e aos domingos funciona no bairro Timirim a tradicional Feira Livre da cidade, com lindas barracas, horti-fruti de ótima qualidade, bares de alvenaria, vagas de estacionamento e um espaço cultural. 

Se vier passear em Timóteo você precisa dar uma passada na feira e provar o delicioso pastel frito e o caldo de cana geladinho. #Amo. 



Transitolandia
Outro trabalho super legal que acontece na cidade é o Projeto TRANSITOLÂNDIA para Educação no Trânsito. Um projeto resultado do trabalho conjunto entre a Fundação Aperam, Polícia Militar de Minas Gerais, Prefeitura de Timóteo, Superintendência Regional de Ensino e Rotary Club Acesita.
Por ano, o projeto recebe cerca de 1,3 mil estudantes das escolas públicas e particulares de Timóteo. As crianças adoram.


E aí, gostou de conhecer um pouquinho da minha querida Timóteo??? Qualquer dia desses posto um pouco mais...
 




8 comentários:

  1. Uaiii menina!!! Achava que vc tinha nascido aqui em Timóteo!!! Nossa cidade é muito linda mesmo né! Adoro este pedacinho de paraíso! Só acho que poderia fazer menos calor né! Daqui ums dias seremos cozinhados!!! kkk...

    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  2. Nasci em Timóteo naum... foi em Ipatinga... mas passei a maior parte da minha infancia em Nova Era (minha família ainda mora lá).
    Calor ta fazendo demais msm neh... tô passando até mal.

    ResponderExcluir
  3. Ola adorei seu blog e ja to te seguindo.Que bom saber que moramos tao pertinho,moro em Ipatinga,to fazendo um blog pra mim e quem sabe daqui um tempo podemos ate fazer um encontro de blogueiras! Ja pensou que legal? Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Ola querida respondi seu comentario alias ficou quase uma carta,passa la pra vc entender melhor bjs.

    ResponderExcluir
  5. Ei Pri
    É claro que gostei, é sempre muito bom saber a respeito das cidades da nossa Minas Gerais.
    Pelo visto é uma cidade muito boa, desenvolvida e muito bacana.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Tem lugares que são afortunados pela beleza e tranquilidade.
    Bom texto e belas fotos.

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua cidade! Em especial, a feira do Timirim. Tenho saudades de desse tipo de feira na cidade... Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Pri,
    Você está aqui bem pertinho, sabe que sempre faço confusão com as cidades de Timóteo e Teófilo Otoni!!! rrsrs
    Bjos.

    ResponderExcluir

Continue passando aqui em casa!!